Em tempos de economia difícil, o uso do capital investido na empresa, especialmente do capital de giro, precisa ser o mais otimizado possível.
No segmento de material de construção, de forma geral, o Estoque costuma ocupar um valor muito relevante na empresa. Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre a filosofia Enxuta e como o Sistema Altis pode ajudar na aplicação desta filosofia para reduzir ao máximo o investimento em Estoque.
O que é a filosofia enxuta?
A filosofia enxuta foi desenvolvida pela Toyota entre 1947 e 1975. O objetivo era aumentar a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque. Quando as técnicas são aplicadas com eficácia, o estoque é reduzido ao mínimo. Alguns produtos produzidos nem ficam armazenados em estoque, sendo despachados imediatamente ao final do processo de produção.
Como aplicar esta filosofia em sua loja?
O eixo central do conceito é trabalhar exatamente com o essencial. O estoque deve trabalhar com a quantidade certa para que não falte os produtos de alto giro e que não fique produtos parados por muito tempo sem venda.
Também é preciso que os colaboradores estejam preparados e motivados para exercerem suas funções com máxima eficiência.
Para acompanhar o desempenho do seu estoque use os indicadores
- Valor Total do Estoque
- Custo de Estoque
- Valor Total dos Produtos sem Giro
Valor Total do Estoque
É o valor atual investido nos produtos que estão em seu Estoque. Para este valor deve ser utilizado o Custo Médio dos produtos.
Altis > Estoque > Relatórios > Estoque
Custo de Estoque
É o custo mensal gasto para manter o Estoque. Deve ser considerado principalmente:
- Custos operacionais e manutenção
- Aluguel do local de armazenamento
- Deterioração, perda, obsolescência dos produtos
- Contas de energia, água
No Sistema Altis, recomendamos que todos os gastos relacionados a Custo de Estoque sejam classificados em uma conta específica no Plano Financeiro para facilitar. Para cálculo do custo de local de armazenamento, energia e água, que porventura sejam compartilhados com outros Centros de Custo, devem ser estimados por porcentagem.
Valor Total dos Produtos Sem Venda
O último indicador, porém o mais importante.
É o Valor Total do Estoque dos Produtos Sem Venda no último mês. O ideal é que este valor seja ZERO. Não deve haver no Estoque, produtos sem venda. Pode haver exceção de produtos cuja expectativa de venda seja de menos de 12 vendas por ano.
Altis > Estoque > Relatórios > Produtos sem vender a N dias
Promover promoções ou campanhas de vendas de produtos que estejam parados em estoque é uma prática que pode ajudar a reduzir o investimento em Estoque e também alavancar as vendas.
Atenciosamente,
David – Diretor Comercial
(62) 99286.2495 |
“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade” (Albert Einstein)
“Trocava toda minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.” (Steve Jobs)
“A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.” (Edward Teller)