A partir de fevereiro, a Altis vai permitir que os clientes decidam qual versão do Altis eles preferem utilizar.
As versões disponíveis são Alpha, Beta e Master. Vou explicar quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Versão Alpha
Todos os novos recursos e melhoramentos do sistema são implementados primeiramente na versão Alpha.
A versão Alpha é utilizada pela equipe interna para controle de qualidade. Nesta fase as equipes de suporte e desenvolvimento a utilizam para testar, avaliar a qualidade e repassar sugestões de melhoramento.
A equipe de suporte técnico, se julgar necessário, irá entrar em contato com o cliente para mostrar a nova funcionalidade nesta fase de testes.
Em algumas situações especiais, esta versão pode ser instalada no cliente para uso imediato. Isto acontece em casos onde o cliente têm urgência em algum melhoramento ou rotina nova.
Versão Beta
Depois da fase de avaliação interna (Alpha), a versão muda para a fase Beta e é liberada para ser instalada nos clientes. Preferencialmente, a versão Beta é instalada nos clientes que fizeram as solicitações ou sugestões de melhoramento das novas rotinas que foram implementadas.
Assim, os clientes testam, avaliam e, se for o caso, solicitam ajustes, melhoramentos ou correções.
Os clientes que utilizam a versão Beta têm prioridade no atendimento de suporte e do desenvolvimento, justamente por estarem testando novas rotinas e contribuindo com o melhoramento do sistema.
Versão Master
A versão Master é a mais estável do sistema, uma vez que nas fases anteriores as rotinas já foram testadas, avaliadas e corrigidas.
Por que separamos as versões?
O principal motivo é devido a qualidade.
Sempre que um melhoramento ou nova rotina é implementada, ela precisa ser testada e principalmente avaliada pelos usuários.
O processo natural e mais eficiente para se conseguir eficácia, é que os usuários que solicitaram ou sugeriram o melhoramento, utilizem e avaliem se suas expectativas foram atendidas.
Outro motivo importante para manter novas rotinas e melhoramentos separados da versão master são os erros de programação conhecidos como bugs. Geralmente estes erros não são detectados apenas com testes internos em simulações, eles ocorrem na maioria das vezes quando testados em situações reais. Por isso é importante o usuário saber que, sempre que ele recebe uma nova rotina ou melhoramento, é fundamental que ele valide as informações e procedimentos conferindo se está tudo de acordo com o esperado.
Como saber qual Fase da versão do Altis você está utilizando?
O número da versão do Altis é um código estruturado. Exemplo:
5.5.45.3 – Master
5.6.3.2 – Beta
5.7.1.1 – Alpha
Observe que o último número é que indica a Fase da versão:
1. Alpha
2. Beta
3. Master
Quais vantagens e desvantagens de cada versão, qual delas você deve utilizar?
Naturalmente, ninguém quer instalar uma versão que não esteja totalmente finalizada, todos naturalmente querem utilizar apenas a versão Master, já testada e validada. Porém, não é possível se obter uma versão Master sem que alguma loja avalie as novas rotinas e melhoramentos utilizando efetivamente no dia a dia.
Assim, sempre que sua loja solicitar algum melhoramento ou nova rotina, ela se torna naturalmente um candidato a cliente Beta para testar estes melhoramentos.
É importante lembrar que a versão Beta dificilmente irá conter apenas solicitações da sua loja. Geralmente ela contém solicitações de vários clientes diferentes. Assim, o cliente Beta se beneficia em receber em primeira mão, vários melhoramentos além dos que solicitou.
Caso sua loja faça uma solicitação, mas não queira utilizar a versão Beta pois não quer estar sujeito a possível instabilidade da versão, principalmente devido a maior incidência de erros, há a opção de aguardar a Fase Beta ser finalizada. Neste caso, a única desvantagem é ter que aguardar o prazo de avaliação da versão Beta.
Qual é o prazo médio de avaliação de uma versão Beta para que seja promovida a Master?
O prazo é muito relativo. Depende muito da quantidade de rotinas e melhoramentos implementados. O prazo mínimo é de 7 dias e o máximo pode chegar a aproximadamente 30 dias. Enfim, o que determina uma versão Beta ser promovida a Master é se todas as novas rotinas e melhoramentos já foram testados, avaliados e aprovados pelos usuários Beta.
Caso haja alguma dúvida com relação a este assunto ou qualquer outro, sinta-se à vontade para entrar em contato com nosso suporte técnico.
David – Diretor Comercial
(62) 99286.2495