Como evitar processos trabalhistas

Para fazer uma boa administração do seu negócio, o empreendedor precisa estar atento aos detalhes da legislação para evitar problemas no futuro. O Brasil é o país campeão em processos trabalhistas. São cerca de 2 milhões de ações a cada ano. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos e na França esse número fica na casa dos 70 mil. A pergunta é: o que o empreendedor pode fazer para evitar entrar nesta estatística? 

Seleção

Selecione bem as pessoas que você vai contratar. Faça entrevista, olhe o histórico na Carteira de Trabalho e não pense no curto prazo. O ideal é contratar uma empresa de RH para fazer o recrutamento. 

Contratação

O candidato selecionado precisa começar já com um contrato de trabalho, que costuma ser de experiência (válido por até 90 dias, permitida uma única prorrogação) até o contrato por prazo indeterminado. Além da carteira de trabalho (CTPS), é necessário providenciar a assinatura do representante legal da empresa e do empregado em outros documentos: 

Respeito

“Trate os outros como gostaria de ser tratado” – essa afirmação nunca fez tanto sentido como nas relações de trabalho, muitos funcionários ingressam na justiça do trabalho por conta do tratamento desrespeitoso que receberam na empresa 

CLT

Os encargos trabalhistas no brasil, dificultam a vida dos empreendedores. Porém alguns empresários acabam deixando de lado alguns direitos trabalhistas visando reduzir seus custos. A informação está em todos os lados, todo funcionário sabe quando está sendo prejudicado, por isso é bem provável que após seu desligamento da empresa a primeira coisa que irá fazer é procurar um advogado e você corre o risco de ser condenado a pagar uma bela indenização que poderia ter sido evitada.

Demissão

É na demissão mal feita que os ânimos se alteram e os sentimentos de vingança podem se tornar um processo trabalhista. Cuidado com o rastro de ressentimento que uma demissão desastrosa deixa. Tenha sensibilidade e nunca tome uma decisão no calor da situação. 

 

 

Atenciosamente

 

 

 

Daniel Xavier

Gestão Contábil, Financeira e Estratégica

www.ExodusContabil.com.br

 

Scroll to Top